domingo, 27 de março de 2011

Luzes de Aviso no Painel de Instrumentos do Carro, Você Conhece?



 
No painel de instrumentos de um carro existe várias luzes de aviso que  indicam se o veículo está em boas ou más condições, conhecer estes avisos no painel de instrumentos é de suma importância, para que numa eventualidade em que surgirem, saber o que está acontecendo e tomar a decisão mais acertada. 
Com tantas luzes, setas e símbolos no painel do veículo pode parecer complicado entende-las, mas  ao fim deste post você acabará concordando que é mais fácil do imagina.

Abaixo as principais luzes de aviso:


1. Luz indicadora de temperatura alta - Problema grave no sistema de arrefecimento, pode ter furado uma mangueira do radiador, melhor parar o carro e chamar socorro, cuidado o aquecimento excessivo poderá danificar seu motor e causar um bom prejuízo.
2. Check de motor ou luz de injeção - Ela acende para avisar que há algum problema com o sistema de injeção. Nada muito grave, dá até para continuar rodando assim, mas é preciso descobrir o que houve, pois seu carro começará a gastar muito combustível.
3. Luz da pressão do óleo - Problema grave, a pressão do óleo caiu. Isso significa que há pouco óleo no motor ou a bomba de óleo quebrou. Pare o carro e chame o socorro.
4. Faróis acesos - Indicando que os faróis estão ativos, no caso de faróis altos fica completamente acesos.
5. Portas abertas- Alguma porta do carro não foi fechada corretamente e poderá abrir em movimento.
6. Luzes do pisca - Indicador de pisca ligados.
7. Farol de neblina - Indicador de farol de neblina ligado.
8. Luz de aviso do freio- freio de mão está puxado ou há problemas com seu sistema de freios.
9. Luz de aviso da bateria - Se acender enquanto você está rodando, a bateria não está recebendo carga. O carro continuará funcionando (mal), mas toda a parte elétrica pode ficar comprometida e a bateria irá descarregar rapidamente. Visite o auto-elétrico o quanto antes, talvez o alternador tenha ido pro espaço...
10. Pisca alerta - use somente com o carro parado.
11. Luz do ABS -  Quando você liga o carro a luz acende e logo apaga para fazer uma checagem, mas se ela insiste em ficar acesa, então há algo errado com o sistema ABS que precisa ser checado.
12. Luz de falta de combustível
13. Luz de aviso padrão- Ou luz do "algo errado". Esse é um aviso genérico que pede sua presença na oficina.
14. Luz de problemas no módulo eletrônico - Alguns carros automáticos possuem apenas um módulo para gerenciar tanto a transmissão automática quanto a injeção eletrônica (e demais funções do veículo). A luz indica que algo errado está acontecendo.
15. Luz da luz interna - Esse é o aviso de que há uma lâmpada acesa dentro de seu carro, a luz interna.

16. Luz de problema no circuito elétrico - Problema elétrico, visite o auto-elétrico.
17. Aviso do cinto de segurança aberto
18. Air bag com problemas - Não é uma emergência, mas quando essa luz não quer apagar, provavelmente o air bag não irá funcionar em caso de colisão.
19. Air bag lateral com problemas - O mesmo que acima, para airbag lateral, presente em alguns carros mais bacanas.
20. Baixa pressão nos pneus - Alguns carros tem isso também, indica um pneu murcho. Procure manter os pneus calibrados, pneus vazios desgastam-se irregularmente, fazem o carro gastar mais combustível e podem provocar acidentes.
21. Desembaçador do parabrisas - Indica que o desembaçador do parabrisas está ligado.
22. Desembaçador traseiro - Essa luz acende para avisar que o desembaçador do vidro de trás está ligado.
23. Luz Overdrive desligado- Overdrive é a marcha mais longa de um câmbio automático. Algumas transmissões tem um botãozinho que permite que essa marcha nunca engate para evitar excesso de mudanças, quando andando no trânsito da cidade, por exemplo.
24. Luz de aviso da cadeirinha do bebê - Alguns carros tem isso também, se a cadeirinha do bebê não estiver corretamente instalada, a luz pode acender.
25. Luz da tração integral -AWD quer dizer All Wheel Drive, tração em todas as rodas. Use isso somente se você precisar atravessar um trecho de lama .
26. Luz do esguicho do parabrisa - indica que você está jogando água no parabrisas e os limpadores estão funcionando. É sempre bom manter o reservatório cheio, nunca se sabe se quando irá precisar.
27. Luz do fluido de freios - Indica que há problema com o fluido de freio, leve o carro para uma checagem.
28. Piloto Automático ativado- Indica que o sistema que mantém a velocidade constante sem necessidade de pisar no acelerador está ativado.
29. Luz das travas de segurança das portas traseiras- Se estiver aceso indica que as portas traseiras não podem ser abertas pelo lado de dentro.
Você também poderá encontrar mais detalhes sobre as luzes de aviso no manual do seu veículo ,vale a pena dar uma olhada, nunca se sabe quando irá precisar!


Fonte: Internet e Wikipédia.

Gostou do post? Assine via e-mail e receba atualizações do blog imediatas em sua caixa de entrada ou se preferir assine via RSS/Feed. Siga-nos também no twitter. Obrigado e até o próximo post.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...