quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Saiba como fazer a leitura de um pneu.



Saiba como fazer a leitura correta das informações inscritas na parte lateral do pneu. Essa leitura nos permite perceber  a medida do pneu, dados de fabricação, os limites de seu uso, velocidades e carga, etc. 
No momento que você tem que comprar pneus novos para seu carro você sabe identificar e interpretar todas as informações contidas na sua lateral? Pois saiba que na lateral do pneu vem contidas todas as informações necessárias para que se possa adquirir o produto adequado as suas necessidades. Veja abaixo:
  • 205 - Largura de secção do pneu em milímetros (205 mm);
  • 50 - Percetual da altura da secção em relação a largura, também chamada de Relação de aspecto , também conhecida como Série ou Perfil.(50% da largura ou aproximadamente 102 mm);
  • R - Construção Radial
  • 15 - Diâmetro interno do aro em polegadas (15 polegadas)
  • 86 - Índice de carga (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)
  • V - Velocidade do pneu (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h )
  • TUBELESS - Indica que trata-se de um pneu que dispensa câmara de ar.
  • CV90 - Desenho dos sulcos do pneu.
  • MAX.LOAD RATING Taxa Máxima de Carga de 1224 LBS
  • MAX. PERMISS. INFLAT. PRESS Pressão Máxima de 36 PSI
  • TREAD: 6 PLIES (2 RAYON + 2 STEEL +2 NYLON)As lonas são compostas de 6 camadas, sendo duas de Rayon, duas de aço e duas de Nylon
  • SIDEWALL: 2 PLIES RAYON As laterais tem lonas com duas camadas de Rayon
No nosso exemplo temos 86 V onde  86 corresponde 530Kg no índice de Carga e o V corresponde a 240 Km/h no indice de Velocidade. Confira abaixo os dois índices.

Índice de Velocidade


Índice de Carga
Cada tipo de pneu tem uma aplicação e características específicas. A escolha correta implica no desempenho e durabilidade do pneu assim como na segurança dos passageiros do veículo:
PNEUS DE ALTA PERFORMANCE:
Pneus que proporcionam grande aderência e estabilidade e suportam altas velocidades. São pneus de grande diâmetro e largura, perfil baixo (50, 45, 40 ou 20) e rodas de 17, 18 19 ou 20 polegadas e construção radial. Oferecem pouco corforto.

PNEUS CONVENCIONAIS:
São os pneus recomendados pelos fabricantes de veículos. Possuem diâmetro normal, perfil série 60, 65 ou 70 e rodas de 15 ou 16 polegadas e de construção radial. Oferecem conforto, são silenciosos e têm grande durabilidade.

PNEUS ON / OFF ROAD (USO MISTO):
São pneus destinados à veículos utilitários, pick up's e camionetes. Podem ser utilizados no asfalto e em estradas de terra e são de construção radial. Oferecem conforto relativo e dependendo do desenho da banda de rodagem, podem produzir ruído na rodagem.

PNEUS OFF ROAD:
São pneus que devem ser utilizados somente em estradas de terra e são normalmente de construção diagonal. São pneus normalmente usados em competições OFF ROAD ou utilizados em serviços nas fazendas. Sua utilização em estradas de asfalto comprometem a segurança pois seu índice de velocidade é baixo e diminuem também a durabilidade do pneu além de produzir altas vibrações e ruído devido ao desenho da banda de rodagem.

fonte:
http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html 
http://valorpneu.webuild.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=220&name=Como-Ler-um-Pneu
http://www.envenenado.com.br/acessorios/pneus/pneus2.html
http://www.goodyear.com.br/tirecatalog/passenger/lendo.html
http://www.michelin.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4i3dAPJgFku-pGoIsam6CKOcAFfj_zcVH1v_QD9gtzQ0IhyR0UAE1oM8A!!/delta/base64xml/L3dJdyEvUUd3QndNQSEvNElVRS82XzBfOUY!?channelId=016bdc2ff095af00VgnVCMServer6620600aRCRD
http://autostunados.blogspot.com/2010/08/pneus-importancia-deles-no-carro.html
 

5 comentários:

  1. Olá! Muito bom o post! E parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog, diferente de tudo que vejo por ai!

    Graça, alegria e paz

    ResponderExcluir
  2. Excelente. De grande serventia. Deviam divulgar mais...PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  3. Putz grila! gostei das explicações, consegui saber o que eu precisava. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...